Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Letra de Forma

"A crítica deve ser parcial, política e apaixonada." Baudelaire

Letra de Forma

"A crítica deve ser parcial, política e apaixonada." Baudelaire

Um mail de Eduardo Pitta

 
Sobre o comentário à subscrição por parte do crítico literário e blogger Eduardo Pitta do panfleto anti-críticos de Rui Moreira, recebi o seguinte mail:
 
 
José Augusto Seabra,
 
Se não erro, não nos conhecemos de lado nenhum, nem temos amigos comuns. Tem V. o direito a criticar o que escrevo, em livros, artigos, recensões, posts, etc. Igual direito me assiste. Mas não lhe reconheço capacidade para me classificar como «socialaite», seja lá o que isso for, ou a presumir em letra de forma que me considero «cosmopolita». Que «saber» é esse? Acaso privou alguma vez comigo para ter chegado a essa conclusão? Deduz a partir do que lê? Mas então e a distância crítica? Tenha lá as discordâncias que quiser, mas deixe-se de avaliações levianas.
 
Eduardo Pitta
 
 
Para além do erro na nomeação do destinatário, o direito de resposta será devidamente observado nesta página.
 
Já quanto a tratar-se de “avaliações levianas”, isso é facto que, num blogue designado por Da Literatura, poderá nomeadamente ser verificado aqui ou, continuando nas apreciações cinematográficas, e restringindo-me a essas, nos tais fotogramas à Manoel de Oliveira que existiriam em Corrupção.
 
Para se poder ter uma completa noção do labor e actividades do poeta, ficcionista, ensaísta e crítico literário do jornal “Público” ver www.eduardopitta.com , com realce para a detalhada cronologia.