Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Letra de Forma

"A crítica deve ser parcial, política e apaixonada." Baudelaire

Letra de Forma

"A crítica deve ser parcial, política e apaixonada." Baudelaire

BMC-NYC

 

 

 

 
“BMC-NYC” é uma produção conjunta da Orchestrutopica, da Fundação de Serralves (Porto) e do CCB (Lisboa)
Comissário: Augusto M. Seabra
 
Robert Rauschenberg encontrou John Cage e Merce Cunningham no Black Mountain College em 1949. Algumas das suas primeiras pesquisas, as “White paintings” designadamente, são paralelas à radicalidade de propósitos de Cage, por exemplo na célebre peça silenciosa, 4’33’’.A influência de Cage e dos “happenings” no Black Mountain College é de fundamental importância no percurso de Rauschenberg, influência que, de resto, este transmitiu a Jasper Jonhs; a 15 de Maio de 1958, no Town Hall de Nova Iorque, ocorreu mesmo um concerto retrospectivo de 25 anos de obras de Cage, produzido por Rauschenberg, Johns e o cineasta Emílio de Antonio. Inclusive as suas famosas “Combines” são também elas aproximáveis do princípio da “music of chances” desenvolvido por Cage.Mas, se a também designada “New York School” teve em John Cage o seu pólo de referência, as relações entre as artes, e nomeadamente entre música e pintura, foram também recorrentes na obra de outro dos maiores compositores norte-americanos, Morton Feldman. Em torno da relação da relação Rauschenberg-Cage, este concerto evoca a paisagem artística extraordinariamente fértil que se constituíu no eixo Black Mountain College – New York City.
 
26 de Janeiro | 16.00 | Biblioteca de Serralves |  Apresentação do concerto
por Augusto M. Seabra
 
26 de Janeiro | 21.30. | Auditório de Serralves
27 Janeiro | 17.00 | CCB, Pequeno Auditório
 
 
 
ORCHESTRUTOPICA
Pedro Amaral, maestro
António Pinho Vargas, participação especial
John Cage
Music for Marcel Duchamp
John Cage
CREDO IN US
Christian Wolff
For 5 or 10 Players
 
John Cage
Music for Piano 4-19
John Cage
4'33''
Earl Brown
Folio and Four Systems
October 1952
November 1952
December 1952
MM 87/MM 153 March 1953
Music for “Trio for five dancers” 1953
Four systems Jan 1954
 
Morton Feldman
Ixion