Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Letra de Forma

"A crítica deve ser parcial, política e apaixonada." Baudelaire

Letra de Forma

"A crítica deve ser parcial, política e apaixonada." Baudelaire

Bach - I

 

Bach
Missa em si menor
Metchild Bach, Daniel Taylor, Marcus Ullman, Raimund Nolte
Coro de Câmara e Orquestra Barroca de Estugarda
Frieder Bernius
2 Cds Carus
 
Bernius é um intérprete que se aproxima da figura do “kapellmeister” na tradição da Igreja Reformada. Não surpreende assim que a sua concepção da grande obra segundo a liturgia latina de Bach seja de uma sobriedade alheia as noções de monumentalidade e também de fervor. Nesses termos, é uma interpretação austera, que não propriamente retida: sem traços de dôr e exaltação (ainda que com algumas passagens bruscas, como o começo do “Cum Santo Spiritus”), a interpretação seduz pela sua ampla respiração.
 
Quer um Brüggen quer um Herreweghe já sublinharam na Missa em si a sua pura beleza musical e plasticidade. Bernius aproxima-se deles com a não pequena diferença, contudo, que não dispõe de solistas equiparáveis (apenas o baixo Raimund Nolte se distingue), o que não é tanto uma questão de limites intrínsecos (ainda que Daniel Taylor se mostre claramente abaixo das suas capacidades no “Agnus Dei”), mas ainda de concepção: seguindo essa tradição da Igreja Reformada, é antes de mais ao coro, a manifestação da comunidade dos crentes, que cabe a proeminência – ao coro e aos notáveis sopros da Orquestra Barroca de Estugarda ( a flauta no “Benedictus”, os oboés e fagotes no “Et in Spiritum Sanctum”, as trompas e trompetes), bem superiores às cordas, em que apenas se salientam os baixos.
 
Momentos corais como o “Crucifixus” e o “Et ressurrexit” ou o “Sanctus” e os dois “Osanna” são particularmente notáveis e afirmam lapidarmente a específica luminosidade desta interpretação.
 
Esperemos agora a chegada ao mercado nacional de mais outra interpretação da Missa em si, e particularmente aguardada: a de Masaaki Suzuki com o Bach Collegium do Japão, que estão a realizar, entre os diversos ciclos integrais de cantatas litúrgicas em curso, a que justifica uma atenção mais continuada.